Escolha certo o seu candidato
Euclides Neto
Folha do cacau - Camacan - BA - 1994
Desiludidos com os políticos, é comum ouvir o eleitor dizer que não vota mais em ninguém, porque eles nada fazem pelo povo.
Mas ainda tem gente séria em quem votar. Evidente que, para escolher um candidato, se deve conhecer bem a sua vida, se enriqueceu nos cargos que ocupou e o que fez nas atividades que exerceu em benefício de todos.
Daí falarmos agora de Irmã CECÍLIA e LOURIVAL GUSMÃO (Louro). Creio ser um do PCdoB e a outra do PT. Não pertenço a nenhum dos dois partidos. Nem estou pedindo o voto para um ou outro. Também não sou candidato a nada. Portanto, cumpro aqui a minha obrigação e dever de consciência de dar um depoimento, como defensor da Reforma Agrária em toda a minha vida, para que você, leitor, julgue em sua consciência e faça a sua escolha.
Falo com toda a segurança. Conheci bem os dois quando trabalhava na Secretaria de Reforma Agrária. Sei da vida de ambos.
LOURIVAL GUSMÃO (Louro) poderia, com o seu talento e competência, ficar em Salvador, desejo de quase todo doutor, sentado a uma mesa, no ar-condicionado e sobre tapetes. Mas vai para o desconforto dos assentamentos e ocupações de sem-terras. Arriscando a vida, até hoje não sei por que não o mataram. Em Angical, fazenda que fora de um graúdo, sempre esteve ameaçado. Sem conhecer o medo, misturava-se com os lavradores como um deles, dando suor e sangue, inteiramente dedicado e lutando por eles, ajudando-os, trabalhando sem hora certa de dormir e sem descanso.
Irmã CECÍLIA deixou a vaidade de moça formada e o conforto da casa dos pais, fazendo votos de pobreza para o resto da vida. Nem a enriquecer tem direito: na política ou em qualquer outra profissão. Poderia ter ficado na comunidade do Convento, orando e cumprindo a sua rotina, sossegada. Preferiu ir para o sertão e, ante a injustiça social, meteu-se na luta dos sem-terras, colaborando nas ocupações de fazendas griladas e as pertencentes ao governo. Quando comparecia à Secretaria da Reforma Agrária, era exigindo, brigando, dizendo que minha obrigação era atender os lavradores, defendendo-os a qualquer custo. Terminou sendo baleada pelos grileiros. Escapou por milagre.
Quem dispõe de candidatos assim, não deve votar em quem vai comprar sua consciência com uma cesta básica, prometendo o que nunca fez nem vai fazer. Acho, eleitor, que você até pode receber o que lhe oferecem, porque fazem isto com o dinheiro que lhe tiraram criminosamente, e estão lhe devolvendo só um pouquinho. Mas vote com quem você conhece, arriscou até a vida por você, nunca o traiu, esteve sempre ao seu lado.
VOTAR em LOURIVAL GUSMÃO ou em irmã CECÍLIA é como votar em você mesmo!