menu play alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar gmais twitter direita esquerda acima abaixo

Os despossuídos da terra: conflitos sociais no campo e representações dos trabalhadores rurais na produção intelectual de Euclides Neto (1946-1996)

Albione Souza Silva

em “Birimbau” - Alagoinhas - BA - 2019

A dissertação trata da produção romanesca de Euclides Neto, tendo como objeto de análise as representações dos trabalhadores rurais em suas obras ambientadas predominantemente nas fazendas de cacau no Sul da Bahia: Birimbau (1946), Os Magros (1961) O Patrão (1978) e A Enxada e a mulher que venceu o próprio destino (1996). Neste trabalho, dentre outros pontos, trata-se do contexto da formação intelectual e política de Euclides Neto na capital baiana, iniciada em 1936, aos onze anos, e concluída em 1949, aos vinte e quatro anos, quando se torna bacharel pela Faculdade de Direito da Bahia. O estudo também aborda aspectos da gestão de Euclides Neto como prefeito de Ipiaú (1963-1967), marcada por uma iniciativa de Reforma Agrária que lhe rendeu a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM), após o golpe civil-militar de 1964.

Clique aqui para ver o artigo (link externo).

ilustração: Adrianne Gallinari
Albione Souza Silva
Albione Souza Silva: Graduado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Itabuna/Ilhéus. Especialista em Educação, Cultura e Memória - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista. Mestre em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, Alagoinhas. Membro do Grupo de Pesquisa História, Literatura e Memória, da Universidade do Estado da Bahia. Leciona na Rede de Ensino do Estado da Bahia e na Rede Municipal de Ipiaú.